segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

La loca de la casa: o ofício da escrita por Rosa Montero

Foto antiga de uma mão escrevendo.

Em A louca da casa (2003), a escritora madrileña Rosa Montero escreve um extenso ensaio sobre a "loucura" de escritoras e escritores. Ou melhor, sobre as idiossincrasias desta classe artística tão angustiada e muito criativa.

O conteúdo do livro é um híbrido de entretenimento e informação. La loca de la casa divide-se em autobiografia, ensaio e até uma espécie de autoajuda para escritores que buscam um lugar, seja em uma mesa na Flip ou no ranking BookInfo.

Neste livro, Rosa Montero faz paralelos com escritores contemporâneos e clássicos, expondo fatos sobre os nomes mais renomados, feito uma fofoca literária, revelando também os monstros que habitam a mente de quem escreve, como o mercado editorial e o bloqueio criativo.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

Sobre ditadores e escritores: Eu o Supremo (Augusto Roa Bastos)

O ano é 1974. Augusto Roa Bastos está exilado na Argentina e finalizando Yo el Supremo (Eu o Supremo). Ele não retornaria tão cedo ao seu país, o Paraguai, na época, sob o comando militar de Alfredo Stroessner, mais um na história das Ditaduras Latino-americanas.

A distância geográfica, no entanto, serviu para aproximá-lo da essência trágica de sua terra natal. Saudades? Não sei. De lá, Roa Bastos escreve com remorso e ironia uma das obras mais célebres da literatura paraguaia, que sequer foi publicada em seu país de origem.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2026

Construindo o Museu da Globalização com Néstor García Canclini

Octavio Podestá

 Em Leitores, espectadores e internautas (2008), Néstor García Canclini, antropólogo e escritor argentino, nos convida a transitar por uma leitura fluída e sem cronologia rígida. Em ordem alfabética Canclini nos apresenta uma espécie de glossário dos tempos modernos.

É estranho pensar a antropologia em nossa novíssima ordem mundial. Estamos habituados a enxergar essa ciência à leitura da sociedade do passado. No entanto, Canclini torna sua antropologia didática ao analisar o presente com este título.