terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Feminismo sem floreios: O que é feminismo?


Publicado 1984, O que é feminismo?,  livro que se une aos inúmeros títulos da Coleção Primeiros Passos, traz a leitora e ao leitor uma conceitualização que vai além do didatismo e os floreados discursos do dia 8 de março sobre a luta da mulher pelos seus direitos. 

Jacqueline Pitanguy e Branca Moreira Alves são as autoras do livro, que é resultado de estudos, apresentados com dados históricos por meio de uma linguagem acessível, direta e cheia de referências indispensáveis para quem quer se aprofundar no assunto e conhecer melhor as bases que sustentaram e ainda sustentam os movimentos feministas pelo mundo. 

As autoras relacionam o movimento feminista com tantos outros que buscam extinguir a desigualdade social, não se restringindo apenas à perspectiva econômica, focada na desigualdade salarial. O feminismo exposto por Pitanguy e Moreira Alves revela o sexo como político, ou seja, as relações de poder estão ligadas não apenas ao discurso, mas também as diferenças sexuais.

Jacqueline Pitanguy é socióloga, cientista política e fundadora da ONG CEPIA (Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação e Ação), que trabalha na execução de projetos voltados à ampliação e efetivação dos direitos humanos. Já Branca Moreira Alves é formada em Direito e História. Em 1987, Moreira Alves criou o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher no estado de Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário