segunda-feira, 28 de julho de 2025

Cuidado com os Capitães da Areia

Joshua Woroniecki | Unsplash
Capitães da Areia (1937), é um clássico de Jorge Amado e também da literatura brasileira. A leitura deste livro exige atenção, como quem caminha pelos cantos e cais de Salvador com olhos bem abertos.

Em poucas páginas, os garotos de rua tomam o leitor de assalto, não com violência gratuita, mas com a urgência de quem nunca teve tempo para ser criança.
Desde pequenos, na arriscada vida da rua, os Capitães da Areia eram como homens, eram iguais a homens. Toda a diferença estava no tamanho. No mais, eram iguais: amavam e derrubavam negras no areal desde cedo, furtavam para viver como os ladrões da cidade. Quando eram presos apanhavam surras como os homens. Por vezes assaltavam de armas na mão como os mais temidos bandidos da Bahia. Não tinham também conversas de meninos, conversavam como homens. Sentiam mesmo como homens. Quando outras crianças só se preocupavam com brincar, estudar livros para aprender a ler, eles se viam envolvidos em acontecimentos que só os homens sabiam resolver. Sempre tinham sido como homens, na sua vida de miséria e de aventura, nunca tinham sido perfeitamente crianças. (p. 244)
Esse romance é um retrato da realidade social dos menores abandonados, seja em Salvador ou no Rio. Os Capitães da Areia, sobrevivem numa terra sem carinho e sem conforto, entre roubos, amizades e a busca por dignidade em um mundo dominado pelo desprezo. Jorge Amado nos leva a Salvador que turista finge não ver e respirar, a dos cheiros fortes, dos becos esquecidos e das vidas que resistem à margem da sociedade civil.
Escutavam religiosamente aquela música que saía do bojo do carrossel na magia da noite da cidade da Bahia só para os ouvidos aventureiros e pobres dos Capitães da Areia. Todos estavam silenciosos. Um operário que vinha pela rua, vendo a aglomeração de meninos na praça, veio para o lado deles. E ficou também parado, escutando a velha música. Então a luz da lua se estendeu sobre todos, as estrelas brilharam ainda mais no céu, o mar ficou de todo manso (talvez que Iemanjá tivesse vindo também ouvir a música) e a cidade era como que um grande carrossel onde giravam e invisíveis cavalos os Capitães da Areia. Neste momento de música eles sentiram-se donos da cidade. E amaram-se uns aos outros, se sentiram irmãos porque era todos eles sem carinho e sem conforto e agora tinham o carinho e o conforto da música. (p. 68)
Os Capitães encontram oportunidades para serem bem-quistos, de lá pra cá, caminham juntos, mesmo que descompassados, observando ao redor, reinando nas páginas literárias da Bahia de Todos os Santos.
Vão alegres. Levam navalhas e punhais nas calças. Mas só os sacarão se os outros puxarem. Porque os meninos abandonados também têm uma lei e uma moral, um sentido de dignidade humana. (p. 194)

AMADO, Jorge. Capitães da Areia. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

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