O livro Diálogo sobre Ecologia, Ciência e Política resgata as discussões acadêmicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro durante a Rio-92. A obra, de 1993 e extremamente atual, é voltada para acadêmicos e entusiastas foi organizada por César Benjamin e é fruto de debates do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ.
As falas abordam perspectivas otimistas e pessimistas sobre os impactos da industrialização. Questiona-se os interesses por trás da degradação ambiental e analisa alternativas para equilibrar desenvolvimento econômico e preservação da natureza.
A economia trata das ações de apenas uma espécie — o homem —, enquanto a ecologia trata das interações de todas elas. A economia estuda as leis (nomos) do domínio (oikos), enquanto a ecologia estuda a racionalidade (logos) desse domínio. 196 A economia cuida das ações regulares que se aplicam ao domínio, enquanto a ecologia indaga se essas ações têm sentido. A economia, portanto, deve ser vista como uma parte da ecologia, ambas se unificando num nível de maior abrangência. (p.139)
Afinal, a quem interessa a destruição do planeta? Enquanto uma elite empresarial busca lucros a qualquer custo, a humanidade já enfrenta as consequências desse progresso desenfreado.
Só compreendendo o homem como um ser natural conseguiremos tratar de forma integrada - profunda e permanentemente — as questões do desenvolvimento e da proteção do ambiente. Em outras palavras: só assim poderemos pensar num desenvolvimento sustentado. (p. 139)
Diálogo sobre ecologia, ciência e política. Rio de Janeiro. Nova Fronteira, 1993.
Nenhum comentário:
Postar um comentário