segunda-feira, 31 de março de 2025

Graham Greene: “O fim da festa" e o terror infantil

O fim da festa, um conto de Graham Greene publicado em 1929, explora o terror infantil e as consequências do medo. A história gira em torno de Francis, um menino atormentado por um medo paralisante da escuridão.

Rene Terp | Pexels 

Relutante em participar de uma festa de amigos de seus pais, onde as crianças costumam brincar de esconde-esconde no escuro, Francis tenta desesperadamente evitar o evento. Ele finge estar doente, mas seus esforços são em vão, e ele é forçado a ir pela mãe e seu irmão, Peter.

A festa transcorre normalmente até que o anfitrião propõe brincar de esconde-esconde. O pavor de Francis se intensifica e ele resiste em participar. Peter, tentando ajudar, explica: “A escuridão o faz pular assim”. No entanto, a explicação apenas leva as outras crianças a provocá-lo, chamando-o de covarde. Impulsionado pela vergonha, Francis decide participar do jogo.

Ele encontra um esconderijo, mas o medo o consome. Peter, ao encontrá-lo, descobre Francis aterrorizado. O conto de Greene, apesar de simples, mergulha na temática do terror psicológico (literalmente!), explorando temas como medo infantil e a dinâmica familiar.

Nesta ideia, podemos refletir sobre os traumas relacionados à infância, um terreno que pisamos até a vida adulta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário