segunda-feira, 30 de junho de 2025
A memória coletiva em O livro do riso e do esquecimento (Kundera)
segunda-feira, 23 de junho de 2025
Farmácia Literária: a cura pelo livro
Libreria Acqua Alta em Veneza |
A biblioterapia é a prática de usar a literatura como ferramenta de cura emocional e autoconhecimento.
Combinando elementos da psicologia com o poder transformador da arte literária, Farmácia Literária se torna um verdadeiro guia de prescrição de livros — uma espécie de manual para a alma em tempos de crise, dúvida, tristeza ou alegria.
Neste livro, cada sintoma vem acompanhado de uma sugestão literária cuidadosamente escolhida. Está com o coração partido? Sofrendo de ansiedade? Sentindo-se perdido ou precisando de inspiração? Há um livro certo para cada estado de espírito! São mais de 400 opções de livros para cada tipo de sentimento.
segunda-feira, 16 de junho de 2025
Lições de "Cidadela" - Antoine de Saint-Exupéry
Cidadela é, para mim, um dos livros mais sensíveis de Antoine de Saint-Exupéry, escritor francês mundialmente famoso pelo O Pequeno Príncipe.
São mais de seiscentas páginas de um ensaio narrado em primeira pessoa: reflexivo, filosófico, poético - mesmo em estrutura de prosa. A literatura saint-exupéryana - termo que sequer pesquisei se existe na Teoria Literária - é composta de sensibilidade.
segunda-feira, 9 de junho de 2025
Junot Díaz e a fantástica família dominicana
![]() |
A capital Santo Domingo (Ronald Vargas | Unsplash) |
segunda-feira, 2 de junho de 2025
"Batismo de Sangue" e a esquerda católica no Brasil
![]() |
Maria Fernanda Pissioli | Unsplash |
Publicado em 1982, Batismo de Sangue: guerrilha e morte de Carlos Marighella, do frade Frei Betto, é um valioso registro histórico para compreendermos a silenciosa atuação da esquerda católica durante a Ditadura Militar no Brasil. A atuação deste grupo foi profundamente marcada pela compaixão cristã, um pilar de amor, mas também de ação e revolta.
Longe de se manter alheia à repressão, uma parcela significativa da Igreja Católica brasileira teceu uma rede de proteção que acolheu militantes perseguidos de todo o país e, inclusive, de outros Ditaduras pela América do Sul, oferecendo-lhes refúgio e apoio em face da violência estatal.